segunda-feira, 6 de abril de 2009

Tomada de pposse do novo pároco de Cabril

Aos 75 anos e depois de 36 à frente da paróquia de Cabril, o sr. Pe. António da Silva Silveira terminou a sua viagem terrena. Um acidente brutal, no dia 27 de Março, levava-o à presença do Senhor numa ponte que foi ligação entre a terra e o céu. A comunidade multiplicou-se em gestos de gratidão e de homenagem ao pároco que os servira durante tantos anos e de forma tão diligente.
Cabril é uma paróquia com pouco menos de 480 pessoas divididas em 16 aldeias. Em menos de 40 anos perdeu mais de metade da população e já este ano viu partir 12 habitantes que leva a concluir que se permanecesse esta média, em 8 anos ficávamos sem paróquia. Com 60 % da população idosa e apenas 10 % com menos de 30 anos, são novos os desafios que surgem.
Depois das celebrações exequiais e ainda em clima de luto era nomeado o novo pároco, rev.mo pe. José Miguel Loureiro Almeida, acumulando com a paróquia de Alvarenga que guia desde 2005. Natural da Penajóia, Lamego, o sr. Pe. José Miguel foi ordenado no dia 30 de Julho de 2005 depois de 12 anos nos seminários diocesanos. Concluída a licenciatura no Instituto Superior de Teologia Beiras e Douro filiado na Universidade Católica o então Diácono José Miguel estagiou em Tendais e Alvarenga sob a orientação do sr. Pe. Adriano Pereira.
Apresentado no dia 4, domingo de Ramos, o sr. Pe. ouviu palavras elogiosas e uma salva de palmas daqueles que doravante serão seus paroquianos. Quiseram com isso reconhecer o dom do sacerdócio ministerial para a comunidade mas também comprometer-se a colaborar, exercendo os seus próprios ministérios.
Pastor e guia da comunidade o novo pároco tem a missão de governar, ensinar e santificar o povo que lhe é confiado pelo sr. Bispo.
Votos de que pároco e restante comunidade se predisponham a continuar a acolher o Senhor e a testemunhar os Seus ensinamentos na sua vida.



in------(onde quiserem)----------------------

Sem comentários: