quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Pastoralis

Este fim de semana fui até Alvarenga para iniciar o estágio pastoral que este anos será orientado pelo sr. pe. Zé miguel, meu colega de seminário 4 anos, e o sr. pe. António silveira, pároco de Cabril, Castro Daire, a menos de dez km da minha casa, que recentemente celebrou 50 anos de sacerdócio.
Não me lembro que isto tenha acontecido alguma vez, mas é muito interessante esta novidade de ter dois orientadores em duas paróquias diferentes, pois fortalece os laços entre comunidades e pastores, dando a imagem de Igreja como comunhão e de pastores unidos em presbitério.
Chegamos a Alvarenga e vemos um enorme outdoor que diz "Alvarenga, capital do mundo e do bife". Permitam-me dizer que já achei aquilo mais exagerado:-). Logo na sexta pude conhecer alguns acólitos trocando apresentações que de certa forma já conhecia de uma participação no curso de acólitos do seminário de Resende. Foram simpáticos levando até um doce para partilharmos no fim do encontro. Agradeço-lhes o acolhimento e naturalmente os bolos. no dia a seguir conheci catequistas e os miúdos... e comecei a conhecer a comunidade, diferente de todas as outras e diferente dentro de si...
Este fim de semana será mais dedicado a Cabril, mesmo que permaneça em Alvarenga a maior arte do tempo. Será esta comunidade que estará no meu horizonte e pensamento. Por ser tão perto da minha grande aldeia, já conheço as pessoas e a paróquia. Não há um programa, há objectivos... Não vai haver saltos, irá haver mudanças...
Espero nunca defraudar as expectavivas dos amigos que lá tenho e acima de tudo de Deus e daqueles que me escolheram para lá. Vamos fazer coisas boas, JUNTOS.
Dia 19, 11 horas, Eucaristia, apresentação e "lançamento de desafios"

Sem comentários: