segunda-feira, 7 de abril de 2008

Jovens de Tendais por aqui!

O tempo é mesmo a variável mais escassa do universo. O início do mês de Abril coincidiu com o início das frequências e uma natural intensificação do estudo. Quando o tempo escasseia temos de ser ainda mais selectivos e começar por deixar de lado o que é para nós menos importante, como é o caso do blog.
Mas mesmo em tempo de contenção de tempo menos bem aplicado, há acontecimentos que devido à sua importância têm de ser aqui referidos sob pena de perder as linhas que tracei para este projecto (se é que alguma vez pensei nisto como um projecto).
Estou a falar que retiro do grupo de jovens de Tendais fez no nosso Seminário no passado fim-de-semana. 14 jovens desta paróquia quiseram sair do seu ambiente habitual para pensar na sua vida, conviver mas acima de tudo para estar ainda mais próximos de Cristo.
Não vos vou massacrar com resumos de programas, apenas vos digo que houve tempo para reflexão, formação, oração e convívio. Tiveram tempo e disponibilidade para desmitificar a ideia que tinham do Seminário e dos seminaristas! A desconfiança e a tristeza inicial de quem chegava a uma casa que não conhecia só foram ultrapassadas algum tempo depois e superadas pela paradoxal alegria da despedida ente lenços brancos.
Um fim-de-semana de sonho, diziam uns, uma iniciativa para repetir, diziam outros. Tudo isto só foi possível pelo empenho de pessoas que por justiça temos sempre de salientar, não por serem mais importantes mas por terem muitas vezes a função de dar o primeiro paço e estou naturalmente a falar da Dr.a Iolanda (foi sempre um sonho trata-la por dr.a, espero que fique tão feliz quanto eu por o ter realizado) e do sr. Pe. Adriano, pároco; ao pe. Diamantino e ao pe. Bráulio; e por fim, apenas porque não podia pôr os nomes uns em cima dos outros, a Laidinha e a Xuxaninha, incansáveis e insuperáveis em evangelização juvenil, em amizade e em corte de puzzles.
Às pessoas mais importantes deste encontro, os 14 jovens, dentre os quais um primo, dou os parabéns e faço votos de felicidade para todos eles. Levem esse sorriso e essa mensagem sempre nova e espalhem-nos pelo mundo carente de esperança. A vossa recompensa será grande!

5 comentários:

Anónimo disse...

Há prémio para o visitante número 3000??? Fui eu!!!
Quero uma prenda.

Adelaide

Anónimo disse...

tu merecias um prémio sempre que ca vens, independentemente do número da tua visita:-)

Anónimo disse...

Fraquita...lol

Anónimo disse...

sem duvida a iolanda vai ficar muito contente por a tratares por dr...lol
enfim sem duvida foi uma experiecia muito enriquecedora pelas pessoas que conhecemos, tu, a adelaide, a susana os srs padres...enfim...e mesmo pa repetir...enim...eu gosto mesmo de dizer enfim looool
bjin e porta te com juizo...deus esta connosco..

Anónimo disse...

ah fui eu que escrevi o comentario...a tania..para que n restem duvidas lol