terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Primeiro dia

O prometido é devido…. Vou começar a escrever sobre o congresso que pude viver em Castel Gandolfo, uma cidade perto de Roma. Organizado pelo movimento dos Focolares ( www.focolare.org ) o seu tema era “Há um caminho, o desafio das relações). Apesar das expectativas estarem altíssimas devo dizer-vos que foram até superadas.
A aventura começou as 3h00 do dia 31, hora em que saíamos para percorrer metade do nosso país. Passamos pelas terras dos outros participantes e lá fomos até terras de nuestros hermanos, onde, em Santiago, apanharíamos o avião que nos colocaria duas horas e meia depois em Ciampino, Roma. Já na citta natalle, como os romanos não se cansavam de repetir, experimentamos os autocarros e o metro e fomos a casa de umas irmãs vietnamitas para lá deixarmos as malas. Seguiu-se um banquete de 10 minutos, para não perdermos tempo e começamos a visitar monumentos. Depois da nega em S. Pedro, na qual apenas podiam entrar pessoas com convite para a missa, descemos até ao castelo de St. Ângelo de onde tivemos uma vista privilegiada para o Vaticano. Depois foi sempre a andar… praça Navona, Panteão, (Gelataria do panteão– monumento moderno mas muito interessante), Igreja de St.a Catarina, Fonte Trevi, Foros romanos, prisão de Paulo, Coliseu e quase ao Circo Máximo:-). Depois de tanto caminhar lá paramos em frente ao coliseu para vivermos com mais 499995 pessoas a passagem de ano. Três horas depois lá aparece a Gianna Nannini para aquecer uma noite de dois ou três graus… Entretanto alguém se lembrou que já não ía a uma cama à 24 horas pelo que lá tivemos de ir embora.