sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Terceiro Dia

Finalmente vou falar do congresso em si mesmo...
"há uma caminho, o desafio das relações"
Começava cedo e logo com as preocupações dos seminaristas... Serei ouvido? Estarei preparado? Serei casto, pobre, obediente? Muito mais, mas esta parte era de adaptação e não tirei apontamentos...
Logo depois falou-nos Hubertus Blaumeiser, Teólogo, consultor da congregação para a educação católica... Em primeiro lugar, os números. Passamos de 50000 seminaristas diocesanos para 72000, em pouco mais de 20 anos. A Irlanda que ha dez tinha 450 agora fica-se pelos 60... Disse que não se podia falar de crise mas sim de purificação e conclui este primeiro ponto afirmando que o seminário e o seminarista terá de passar de uma escolha do sacerdócio à mais fundamental escolha de Deus que está na base de tudo...
Num segundo momento o sr. pe. falou sobre o perfil do seminário, que já não é aquele espaço protegido de que nos falava Trento, mesmo que a porta de entrada esteja fechada, pois com o telem e a net podemos estar em qualquer lado. Uma segunda passagem exigida é a do Seminário instituição ao Seminário escola do Evangelho.
O terceiro ponto foi sobre a espiritualidade de comunhão. Até do ponto de vista arquitectónico o seminário já não pode ser aquela casa de corredores longos, como um convento, mas mais tipo uma unidade habitável tipo "família", que não nos leve a viver como "singles" (solteirões, sozinhos) mas como membros de uma comunidade. A espiritualidade de comunhão de que nos falou João Paulo II na novo millennio ineunte fo a base deste ponto que terminava com a exigência de uma terceira passagem " de uma mentalidade e uma espiritualidade mais individual a uma espiritualidade de comunhão.
Por fim, Falando da missão do padre, apresentou algumas concretizações, como anunciar Cristo como Salvador, baptizar, catequisar, celebrar, guiar, mas acima de tudo anuncia Deus e Deus Amor. Assim a Igreja será fermento de relações novas à imagem do nosso Deus, Uno e Trino. A última passagem é de um seminário onde se aprendem detalhes importantes para a acção pastoral à capacidade de estabelecer relações com todos.
Ainda havia muito para ouvir de manhã, mas fica para a próxima;-)
(eu tenho algumas conferencias, mas estão todas em Italiano, embora haja já que as esteja a traduzir, se quiserem peçam por mail ou deixem coment que eu envio.)

Sem comentários: