quarta-feira, 11 de março de 2009

Um ano depois (celebrações no mundo)

Celebrações litúrgicas presididas por núncios ou bispos da Igreja local, seguidas por encontros que relembram a vida de Chiara e a novidade do seu carisma, estão programadas em muitos países, da Irlanda, Croácia e Sérvia à Indonésia e Malásia, dos Estados Unidos ao Canadá e Egito, a muitas cidades italianas. Na Espanha coincidem com os 50 anos do nascimento do Movimento na península ibérica. Em muitas cidades está prevista a participação de representantes de diversas Igrejas e fiéis de outras religiões.
Um timbre ecumênico especial terão os eventos na Alemanha. Em Hanover estará presente o bispo luterano Christian Krause, ex- presidente da Federação Luterana mundial. Em Mônaco movimentos e comunidades de outras Igrejas promoverão um evento.
O encontro programado na Tailândia, em Bancoc, terá um timbre inter-religioso, com a numerosa participação de monges budistas.
Em vários países e cidades os eventos se darão em âmbito institucional e cultural. Particularmente relevante o que está programado na Câmara dos Deputados do Estado de São Paulo, no Brasil. E em Cuba uma comemoração em que se prevê a participação de personalidades do mundo cultural e artístico, programada para o mês de abril. Em Nova Iorque, Los Angeles, Bolonha, Lublin, Manila e Malta o evento acontecerá em instituições universitárias.
Alguns encontros se debruçarão sobre temas específicos, expressão da incidência do carisma de Chiara Lubich nos vários campos da vida social. Em Florença (Itália) sobre “O desafio da fraternidade. Reflexos na medicina”, no “Palácio Vecchio”. Na região Le Marche sobre “Novos modelos de relação social” e “Saúde e doença na experiência humana”. Em Reggio Emilia a homenagem que terá como título “Uma mulher – o mundo”, prevê testemunhos, cultura e arte, com um espetáculo da Companhia de Balé Clássico Cosi-Stefanescu.

Sem comentários: