quarta-feira, 11 de março de 2009

Um ano depois...

Após um ano do falecimento de Chiara Lubich, numerosos eventos estão programados em todo o mundo com as mais diversas características Citamos apenas alguns entre os muitos que se acrescentam a cada hora.
Sábado, 14 de março
Santa Missa - Basílica romana de Santa Maria Maior – 11 horaspresidida pelo cardeal Paul Poupard
Com Chiara – Um diálogo que continua das 16 às 19h30 – Transmissão via Internet http://live.focolare.org/No Centro Mariápolis de Castelgandolfo, com a participação de personalidades de várias Igrejas e do mundo civil, representantes de diversas religiões e delegações dos cinco continentes.
«Chiara e o seu ideal são herança da humanidade inteira», afirmava um monge budista durante o funeral de Chiara Lubich, há um ano. O evento almeja revelar e expor esta herança, no atual momento de crise global, mas, ao mesmo tempo, de busca do novo.
Não se trata de um congresso nem de uma comemoração, mas uma “conversa”, tu a tu com Chiara, marcada por imagens, entrevistas, números artísticos.
Páginas inéditas da vida de Chiara se abrirão ao folhear o álbum da sua família de origem, para, em seguida, descerrar o dos primeiros passos da revolução evangélica iniciada em sua cidade natal e seus desenvolvimentos no mundo. E assim chegar ao presente, com as vozes de quem acolheu a sua herança e de quem, entre as personalidades, estabeleceu um diálogo profundo com ela, como o senador Sergio Zavoli, presidente da Comissão de vigilância da RAI. Em seguida uma página da vida particular, cotidiana de Chiara, até os momentos da provação final, e a conclusão, com um seu mandato a viva voz.
Aguardado o testemunho do cardeal Stanislaw Dziwisz sobre o relacionamento entre João Paulo II e Chiara, numa entrevista concedida, em Cracóvia, para esta ocasião (gravada em vídeo).

Domingo, 15 de março
Sua Santidade Bartolomeu I, Patriarca ecumênico de Constantinopla, pronunciará um discurso comemorativo após as vésperas celebradas na Igreja da Panaghia, no Belgrad Kapi em Istambul. Com a comunidade local do Movimento dos Focolares, composta por membros de várias Igrejas, tomará parte também uma delegação dos responsáveis centrais do Movimento, proveniente de Roma.
Santa Missa – Santuário de “Maria Theotokos” - Mariápolis de Loppiano (Florença) - 11 horas – Transmissão direta da televisão italiana (RAI 1)Presidida pelo bispo de Fiesole, Dom Luciano Giovanetti

Sem comentários: