terça-feira, 18 de novembro de 2008

E Mós ali tão perto...

Arte: Paisagens sonoras de Nodar (S. Pedro do Sul) levadas até Viseu
18 de Novembro de 2008, 10:00
Viseu, 18 Nov (Lusa) - Quatro "paisagens sonoras" de Nodar, uma aldeia do concelho de S. Pedro do Sul, foram captadas e levadas para o Teatro Viriato, em Viseu, onde poderão ser ouvidas até 14 de Dezembro.
A instalação áudio patente no Teatro Viriato é composta por obras desenvolvidas por Maksims Shentelevs (Letónia), Aaron Ximm (EUA), Pali Meursault (França) e John Grzinich (EUA/Estónia), que reflectem diferentes abordagens estéticas e técnicas do ambiente rural de Nodar, onde existe um Centro de Residências Artísticas.
Em "Nodar Soundscape Mapping", Maksims Shentelevs - que é arquitecto e artista sonoro - apresenta "um projecto sonoro de gravação e mistura em campo de paisagens sonoras de Nodar", nomeadamente tanques de metal ressonantes, eucaliptos e o fluxo da água do Rio Pavia.
"A paisagem sonora reconstruída representa um mapa ou um esquema de uma experiência pessoal e não uma manifestação de objectividade", explica o Teatro Viriato, acrescentando que, apesar da subjectividade, "a mistura em campo de sons enquanto pesquisa documental permite ao público o acesso a elementos escondidos da paisagem sonora e a sua navegação num mapa topográfico".
Aaron Ximm provou que "as paredes têm ouvidos", fazendo gravações através de microfones inseridos dentro das fissuras das pedras de casas em xisto.
"Partindo da percepção do quão é difícil para um artista sonoro estrangeiro aceder aos sons do interior de uma casa rural e da importância que a pedra (nomeadamente o xisto) tem na aldeia de Nodar, Aaron Ximm criou uma obra sonora que reflecte sobre a dialéctica interior/exterior", refere o Teatro Viriato.
Para o projecto "Nodar Flowlines", John Grzinich, que é o coordenador de um centro de residências artísticas no sudeste da Estónia, optou por uma "pesquisa sónica da paisagem circundante a Nodar".
Neste trabalho, "foram comparados e contrastados, por um lado, as linhas geográficas verticais provocadas pelos fluxos de água natural em direcção ao rio Paiva no fundo do vale e, por outro, os canais construídos por mão humana que levam a água para a aldeia e que atravessam as referidas linhas verticais".
O quarto criador, Pali Meursault, desenvolveu "Walk(s)", pesquisando "uma forma de escrita musical através do encontro com um ambiente, através de técnicas de gravação de campo, assim como de improvisação com objectos encontrados".
As suas captações sonoras basearam-se em percursos pedestres exploratórios e encontros casuais, tendo em conta as especificidades sonoras do lugar e os seus dados geográficos, temporais, sociais e políticos.
Pali Meursault é co-fundador da editora de música experimental Universinternational e membro do colectivo Ici-Même Art em Grenoble.
O Centro de Residências Artísticas de Nodar, que iniciou as suas actividades em 2006, tem promovido o desenvolvimento de projectos artísticos pluri e transdisciplinares, sobretudo nas artes sonoras, vídeo, performativas e intermédia.
No que respeita às artes sonoras, já passaram por aquele espaço duas dezenas dos mais conceituados artistas sonoros da actualidade.
AMF.

Sem comentários: