sábado, 9 de maio de 2009

A questão Seminário

Muito se tem falado sobre o futuro do seminário... Gostava de saber comunicar-vos a minha opinião o melhor possível... mas ara isso teria de ser oralmente... no entanto, estou já a escrever a minha posição e qd achar oportuno, coloca-la-ei aqui no "diário...". Penso em primeiro lugar que tão importante como a leccionação de que se serviram os futuros e actuais seminarstas é apenas uma das questões e nem sequer a principal. é mesmo necessário repensar a pastoral vocacional, o ppré-seminário, o seminário em família (que é isso?:-) ) entre outras questões de natureza não menos imporatantes no desenvolvimento integral do seminarista.
RElativamente à questão particular que está em discussão e para a qual apenas os senhores padres foram chamados a dar a sua opinião, ha quatro possibilidades:
1. Frequência, durante alguns anos, de um pólo da Faculdade de Teologia.
2. Criação de um novo instituto agregado em que os alunos passariam dois anos em Viseu e quatro em coimbra sem qualquer presença no nosso seminário.
3. Manutenção do actual Instituto Superior de Teologia
4.Leccionação Integral do curso no nosso seminário com a possibilidade de os seminaristas, se assim desejarem, frequentarem a faculdade para poderem aceder ao grau de mestre, durante o último ano, o ano de estágio, ou quando acharem melhor.

Voltaremos a falar sobre isto... mas como muitos seminaristas nem sequer sabiam de algumas destas possibilidaddes, aqui fica tb para que a discussão seja o mais rica possível.

P.S. Os seminas foram chamados a dar a sua opinião, mas apenas a nível interno...

1 comentário:

Ricardo disse...

O melhor, melhor era permanecermos no actual Instituto... mas parece que nem todas as dioceses são de comum acordo... É pena! Esta forma de estar em seminário é diferente e bastante produtiva. Até passaria por uma parceria maior... Mas isto é apenas a opinião de um "tipo" que já frequentou a faculdade de teologia (já viu os podres que também lá sagram) e que já tem um curso. Mas sinceramente, faz falta uma continuação. Temos pernas para andar. Caminhemos. E não tenhamos medo. Mesmo enfrentando uma Srª D. Católica!!! E que custa, eu sei! Lutemos!