quarta-feira, 13 de maio de 2009

Vox populi???? nem sempre...

Padre apaixonado tem apoio da comunidade católica de Miami
A grande maioria dos católicos de Miami apoia o padre Alberto Cutié, que se apaixonou por uma mulher e declarou-se contra a proibição do casamento e das relações sexuais imposta aos sacerdotes pela Igreja, de acordo com uma pesquisa publicada nesta segunda-feira.
74% dos entrevistados são a favor do fim da proibição do matrimonio para os sacerdotes católicos,
81% afirmara que a imposição do celibato para o clero "é antiquado e inviável".
O padre Alberto, cubano-americano de 40 anos considerado um dos sacerdotes hispanicos mais populares dos Estados Unidos, admitiu estar "apaixonado" por uma mulher, depois de na semana passada, uma revista das celebridades publicar fotos de ambos a beijar-se.
"Estou apaixonado por ela e ela por mim (...) só lamento ter ferido os sentimentos de meus paroquianos", esclarecendo que só pede "perdão" aos que se sentiram ofendidos pelas suas acções. Acrescenta: "Não me arrependo de amar uma mulher". "Um sacerdote pode amar a Deus e amar uma mulher e ter família. Qual é o problema? Na Igreja deveríamos ser mais abertos".
O arcebispo de Miami, John Favalora, declarou que "o padre Cutié fez uma promessa de celibato e todos os sacerdotes devem cumprir esta promessa com a ajuda de Deus. As acções não devem ser aprovadas, apesar de seu bom trabalho como sacerdote".
Segundo o resultado da pesquisa, a ampla maioria dos católicos de Miami "considera que o celibato já não faz sentido no século XXI". A pesquisa indica ainda que a revelação da vida dupla do sacerdote não afectou sua popularidade. "O escândalo não teve um impacto sério na sua popularidade":
78% dos participantes afirmaram ter uma impressão "favorável" do padre Alberto,
Apenas 10% declararam ter uma visão "desfavorável" dele.
Em entrevista a um canal da rede CBS nesta segunda-feira, o padre Alberto confirmou que mantém uma relação romântica com a mulher há dois anos, e que neste momento está a pensar quais os próximos passos a dar: acabar com o relacionamento ou avançar para o casamento.Desde a publicação das fotos, o sacerdote foi "suspenso" temporariamente da paróquia que coordenava em Miami Beach.
Fonte: AFP

in http://www.padre-inquieto.blogspot.com/

Sem comentários: