quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

O convívio fraterno (I)


Porque é que um grupo de jovens se junta para sair do mundo durante três dias? Por uma razão apenas – encontro. Os jovens saem para um encontro com três dimensões: consigo próprios, com os outros e acima de tudo, com Deus. As três são inseparáveis e influenciam-se. No encontro com os outros também encontramos Deus; no encontro connosco não podemos deixar de nos encontrar com os outros; no encontro com deus encontramo-nos a nós e aos outros.
Reflectir e viver estes encontros é pensar no essencial para atingir a felicidade que não pode depender de mais nada sob pena de não a atingirmos.
São três dias de sonho e de sonhos. Saímos de um mundo cada vez menos agradável, fugimos de pessoas indiferentes, saímos até de nós mesmos. Dali observamos o mundo de um ponto de vista que talvez nunca antes tínhamos experimentado, pensamos nas pessoas e vemo-las de forma diferente, pensamos em nós, descobrimo-nos ou até apresentamo-nos a nós mesmos.
Sair é tão fascinante como difícil. Passar para o lado de fora implica esforço mas é o melhor caminho. De fora vemos de outra perspectiva, de uma forma nova, de um miradouro único. O homem é especial porque consegue sair de si para se colocar como objecto da sua própria reflexão.
Não importa tanto quem nos levou, importa que quem esteja sinta que foi chamado por Deus para uma experiência com Ele, da qual todas as outras derivam.

1 comentário:

Anónimo disse...

nem tenho palavras pa descrever o k sinto a xerca disto...ta mt fixe...continua pk val a pena...um gande bj da tua nao de sempre mas para sempre amiga...