terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Jovens da diocese em Resende

No passado sábado encontraram-se em Resende cerca de 110 jovens para avaliarem a sua vivência da quaresma e prepara o restante caminho até à Páscoa.
Por volta das dez horas iniciamos o nosso dia em conjunto com a oração da manhã na Igreja paroquial. Seguimos depois para o Externato D. Afonso Henriques onde nos dividimos em grupos para reflectir sobre dois sacramentos, a confirmação e a reconciliação. Pelas treze horas dirigimo-nos para a sala de jantar desta escola onde nos esperava o almoço confeccionado pela D. Fátima, que estava muito bom, aliás, como os jovens merecem.
A tarde continuou neste ambiente de amizade e de convívio com um jogo nos grupos onde se faziam perguntas sobre os temas da manhã. Todos venceram pois o importante foi poder partilhar sorrisos e palavras com jovens que caminham no mesmo sentido. Deste jogo ficou uma imagem: Quando foi pedido a uma jovem de Lamelas – Castro Daire para desenhar algo que ajudasse os outros a descobrir que se tratava do sacramento da reconciliação a sua opção foi um coração. Quem disse que os jovens não eram ricos interiormente e não percebiam os sacramentos?
O dia terminou com a celebração do sacramento da reconciliação e com a Eucaristia na qual nos juntamos a comunidade que nos recebeu. A Igreja estava completamente cheia e por uns fiéis muito especiais, crianças da catequese e suas catequistas e pais e os nossos jovens.
Voltar ao Externato onde passei seis anos da minha vida foi bom. Quando alguém diz que não se deve voltar aos lugares onde fomos felizes está enganado. Estas paredes viram-me e ajudaram-me a crescer…
E claro, que seria deste dia sem a família secretariado, a Adelaide, a Catarina, a Margarida, a Carla, O Leopoldo, o Diac. Jorge e os sr.s Pe.s Braúlio e Diamantino. Cada um à sua maneira, como em família, contribuíram para o sucesso de mais uma actividade do SDPJ feita por e para jovens.
Mais uma vez agradeço aos jovens o seu empenho e testemunho de fé.

4 comentários:

Anónimo disse...

Estes encontros são sempre muito interessantes e importantes... não só para os jovens que participam como para a comunidade que nos acolhe, mas também para a união e espírito de entre-ajuda que fortalecem laços entre os elementos do secretariado. Não podemos esquecer que faltou uma "ovelha no rebanho"... a gargalhada e a boa disposição da Susana faz sempre muita falta! Mas, gostei muito do encontro em Resende, quer pelo elevado número de participantes quer pelo empenho e entusiasmo dos jovens. Parabéns para eles e continuem a participar trazendo sempre mais um amigo!

Anónimo disse...

eu tb estive la...gostei mt de pasar o dia em resende com todo aquele pessoal...de ver pessoas k ja nao via a algum tempo...gostei principalmente de aprender o k aprendi..foi um dia mt enriquecedor para mim...espero ter mts mais dias como este...
bjitos

Anónimo disse...

Mt bem...gostei muito de estar por perto de tanta gente com o sentido de Cristo!Afinal Vale sempre a pena

Catarina disse...

Olá.
Tive a felicidade de ser uma das jovens presentes. E claro está que foi um dia especial... Como sempre!
Mas o que me traz aqui hoje é outro motivo. Queria agradecer-te as palavras que me disseste. Acredita que gostei muito e que no fundo me incentivaram. Há alturas em que uma palavra forma um sorriso.
Muito obrigado. Continua a ser a pessoa que és.